domingo, 27 de junho de 2010

Mario Sports Mix


A diversão e a vitória são as únicas coisas que importam neste universo!

Depois de atravessar as galáxias duas vezes seguidas, Mario aterrissa novamente nos domínios do esporte, tendo que enfrentar seus companheiros e rivais de longa data em jogos de vôlei, queimada, basquete e até mesmo hóquei!
Estamos falando de Mario Sports Mix, o jogo anunciado durante a conferência da Nintendo nesta E3, que vem sendo desenvolvido em parceria pela Nintendo e Square Enix — a qual, apesar de ter mais experiência com RPGs, já trabalhou em projetos do gênero.
As feras entram em cena
Como de costume, os jogadores poderão controlar os personagens clássicos da Nintendo, incluindo Mario, Luigi, Wario, Yoshi, Donkey Kong e até mesmo a Princesa. Felizmente, cada um deles terá um comportamento único nas partidas. Yoshi, por exemplo, pode dar saltos estendidos para alcançar a cesta em um jogo de Basquete.

Ainda na mesma modalidade, Bowser pode bloquear uma enterrada do adversário se transformando em um casco gigante e espinhoso. Jack DeVries, da IGN, comentou sobre Donkey Kong, afirmando que ele pode bloqueá-lo sem esforço na rede quando se joga vôlei.
Poderes nas quadras
Além das habilidades, os que se aventurarem por Mario Sports Mix encontrarão uma série de itens espalhados pelos cenários, de moedas a cogumelos. Alguns alteram o sistema de pontuação com multiplicadores, enquanto outros aumentam a sua capacidade de deslocamento.
Os personagens possuem movimentos especiais, praticamente indefensáveis, que precisam ser carregados. Durante a execução deles a tela entra em câmera lenta, adicionando um efeito mais dramático à jogada. Como exemplos, podemos citar as cascas de bananas, bombas que explodem depois de alguns segundos e os tradicionais cascos verdes.
Entretanto, mesmo com este sistema de “combate”, fica claro que Mario Sports Mix é muito mais um jogo focado na diversão do que na simulação dos esportes. Isto é reforçado pela simplicidade dos comandos (que explicaremos adiante) e pela estrutura de jogo, dividida entre uma série de minigames. Cada um deles foi feito para ser apreciado em turma.


As modalidades
Nos estandes da E3, dois esportes podiam ser escolhidos. O primeiro era o vôlei. Nele, a jogabilidade consiste em balançar o controle para dar os passes e levantar a bola, enquanto o analógico do Nunchuk serve para deslocar o personagem pela quadra e para apontar a direção dos cortes, quando se está no ataque.
O segundo esporte presente na feira foi o basquete. Os jogadores precisam apertar os botões A e B para roubar a bola e usar itens coletados, respectivamente. Balançar os controles faz com que você salte e se prepare para lançar a bola, enquanto o deslocamento é feito com os direcionais analógicos.
Para todos os gostos
Apesar da restrição da demonstração presente na E3, o trailer exibido ao longo da conferência da Nintendo deixou bem claro que veremos hóquei e queimada. No primeiro, os personagens disputam até mesmo na beira da praia, com um disco amarelado que parece não ter seu deslocamento afetado pelas ondas que varrem a areia.


Já as partidas de queimada (um esporte muito utilizado nas escolas, ainda que mais difundido com o nome de “caçador” devido a ligeiras alterações nas regras) mostram o enorme potencial da interação com os cenários, já que algumas das quadras terão inclusive deslocamento próprio, como se fossem esteiras, atrapalhando os dois grupos.
Potencial enorme
Em termos técnicos, Mario Sports Mix mostra que a colaboração entre a Square Enix e a Nintendo é praticamente infalível. Os gráficos estão muito bonitos em comparação com outros jogos da plataforma, enquanto o áudio captura a atenção dos jogadores com os tradicionais efeitos sonoros e gritos das mascotes.
Mais informações oficiais devem ser liberadas com a chegada da gamescom e da Tokyo Games Show (outras duas grandes feiras mundiais de jogos). De qualquer forma, Mario Sports Mix só chega às lojas no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário