domingo, 27 de junho de 2010

God of War: Ghost of Sparta


Kratos promete retornar ao PSP em toda sua glória

Chains of Olympus e agora Ghost of Sparta. Será que a franquia God of Warcaminha para uma trilogia também no PSP? Especulações — completamente inventadas, já que nada foi dito a respeito — à parte, a Ready at Dawn parece estar comprometida em aprimorar ainda mais a experiência do espartano nos portáteis, já que todos os aspectos do game foram aprimorados.
Quebrando tudo na E3

A Electronic Entertainment Expo, sempre uma boa fonte de informações a respeito de games nesta época do ano, graças às demonstrações ao vivo, não passou em branco no que diz respeito a God of War. Durante o evento foram realizadas algumas exposições de versões demo de Ghost of Sparta, nas quais era possível perceber claramente o estilo tradicional da série.
Quem acompanha a franquia certamente ficou feliz em saber que não se trata de uma expansão da história concluída em God of War 3. Assim como seu predecessor portátil, o título segue as aventuras de Kratos em épocas anteriores — neste caso, entre os acontecimentos do primeiro e do segundo jogos para PlayStation 3.
A caminho de Atlântida, em uma embarcação chacoalhada pela tormenta do mar, Kratos começou a demonstração da E3 da forma que lhe é mais familiar: na base da pancadaria. Não está sozinho, no entanto, já que existem centenas de barcos a seu lado — embora ainda não tenham sido revelados detalhes a respeito da situação. Em seguida, um monstro marinho gigantesco chamado Scylla surge e as sequências seguintes envolvem Kratos em sua luta contra a criatura.
Arsenal expandido
Ghost of Sparta não seria um jogo da franquia God of War se não incluísse novidades nos combates. A mais simples é um novo tipo de ataque chamado de Hyperion Charge. Kratos corre em direção ao inimigo, derrubando-o para em seguida escolher entre duas opções: enchê-lo de bordoadas no chão ou utilizá-lo como um projétil, efetivamente arremessando o cidadão em cima de outros oponentes.
Outra ferramenta à disposição do protagonista é o “Eye of Atlantis”, que permite lançamento de raios nos adversários. Além de uma nova arma, composta por lança e escudo utilizados simultaneamente: enquanto o escudo serve para empurrar os inimigos, a lança pode ser usada em ataques corpo a corpo ou mesmo arremessada.

Sensação característica

Os cenários expostos durante a versão demonstrativa presente na E3 eram todos muito bem trabalhados, incorporando elementos que possuem clara inspiração dos games mais recentes da série. Tanto a grandiosidade como a sensação “épica” da franquia estão presentes, e Kratos não cessa de enfrentar inimigos muito maiores do que ele.
Os “quick-time events” ainda estão bastante presentes nos chefes de cenário e a brutalidade certamente não está em falta. Assim como nomes famosos para levar uma surra do protagonista — neste caso, Midas, que Kratos acaba encontrando em um local cercado por lava (a rocha derretida faz parte até mesmo do desfecho da cena).
Gráficos mais trabalhados — como o próprio modelo do personagem principal — e muito mais conteúdo (a desenvolvedora promete o dobro de chefes de Chains of Olympus, assim como uma duração bem maior) fazem com que Ghost of Sparta seja uma das grandes promessas deste ano para o PSP. Resta aguardar pelo terceiro trimestre.

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