domingo, 27 de junho de 2010

Dead Space 2


Novamente incorporando Isaac Clarke, o sinistro matador de bestas espaciais

Electronic Entertainment Expo (E3) deste ano foi boa em vários aspectos. Levando em consideração que certas franquias estão recebendo continuações expressivas, algumas companhias aproveitaram o evento para promover essas sequências. Dead Space 2 não escapou disso e deixou muitos fãs arrepiados com as cenas apresentadas.
Tanto a conferência da EA quanto a apresentação da Sony foram fontes importantes de novas informações através de demonstrações ao vivo. Além disso, críticos como os sites GameSpot e IGN puderam acompanhar de perto o retorno de Isaac Clarke às plataformas de última geração durante o evento em Los Angeles. E tudo indica que a ambientação do segundo game está simplesmente macabra.
A matança continua...
Comecemos pela demo exibida por Steve Papoutsis (produtor executivo) durante a conferência da EA. Uma igreja Unitology — a organização religiosa do jogo original, no qual os “alienígenas-zumbis” invadiram a nave USG Ishimura — aparece na tela. Vale lembrar que o cenário principal, agora, é Sprawl, uma metrópole infectada em uma das luas do planeta Saturno.
Clarke começa a perambular pela igreja ornamentada com janelas de vidros coloridos e tapetes vermelhos. É interessante constatar que essa expressão visual contrasta com a aparência tradicional da atmosfera de Dead Space, geralmente caracterizada pelas cores cinza e marrom nos corredores da espaçonave do primeiro game.
Uma horda de Necromorphs não é o suficiente para matar Clarke. O herói não se deixa intimidar por criaturas como Puker (um inimigo de ataque a distância que atordoa o combatente, facilitando a aproximação dos demais monstros), seres aracnídeos, zumbis semelhantes a bebês deformados (The Pack) e inimigos portadores de lâminas afiadas (sim, aqueles do título original). Isaac agora conta com uma arma — Javelin Gun — que dispara lanças contra os oponentes e gruda os monstros na parede. Pois é, a sobrevivência dá lugar ao massacre... E com ainda mais brutalidade.
Após o extermínio dos aliens, Isaac anda mais um pouco e se depara com uma janela. A visão é magnífica: a cidade Sprawl em um horizonte alaranjado. Mas a beleza logo é tomada por uma nave que chega atirando e Clarke começa a ser sugado pelo vácuo espacial. O protagonista, felizmente, consegue escapar por uma entrada no chão. A queda é intensa e, assim que o combatente vislumbra o quarto ensanguentado, surge um assombroso chefe Necromorph.
Sim, a ação apenas começou
Foi através da conferência da Sony que os fãs da série puderam acompanhar o desfecho desse episódio. O inimigo foi apresentado com mais clareza: uma aberração mutante com vários membros e dotada de uma força descomunal (a julgar pelos tetos e pilares derrubados). Clarke é segurado e balançado como se fosse um boneco, mas dispara contra um dos braços da criatura e cai no chão.
Como derrotar a besta é impossível, o protagonista tem o bom senso de tentar escapar por um corredor escuro... Sem saída. Uma grande janela aparece, a nave de antes surge novamente e tudo se complica, pois o vácuo e o monstro estão importunando Clarke.
Quedas, barulhos e explosões abafadas pelas condições do espaço sideral... A briga entre Clarke e o chefe continua, mas é interrompida por explosões que sinalizam o fim da demo. Uma apresentação incrível de apenas um dos vários combates com grandes chefes previstos para o segundo jogo. Ao que tudo indica, o jogador terá que apurar os reflexos para obter sucesso nesses embates.

Algumas novidades
No estande da EA, foram reveladas novidades referentes à jogabilidade retratada na demo. Antes de partir para a ação intensa (retratada nas conferências), o gamer deve raciocinar para solucionar quebra-cabeças relacionados ao cenário e controlar o protagonista principal em pleno ar, muitas vezes sem gravidade.
Surgiu uma sala cuja gravidade é alimentada por vários anéis rotatórios. Para chegar ao topo, Clarke precisa desativar a energia gravitacional com suas habilidades de engenheiro. Mas, além de manipular um terminal em um minigame (como um hacker), o jogador emprega a “telekinesis” — movimentação de objetos a distância — para desacelerar os anéis e, uma vez que a gravidade zero esteja estabelecida, direciona Clarke para o ar manualmente.
Desta vez, Isaac conta com uma roupa equipada com “flaps”, permitindo a propulsão aérea de uma maneira mais controlada em relação ao que ocorre no primeiro game. E, falando em “telekinesis”, o combatente agora pode utilizar membros retirados de inimigos para arremessá-los na forma de projéteis afiados. Bizarro, não?



A E3 2010 foi meramente o início do bomarbeio de informações. Espera-se que apareçam ainda mais detalhes sobre esta promessa da Visceral Games nos próximos meses. Dead Space 2 está previsto para chegar aos usuários das plataformas PC, PlayStation 3 e Xbox 360 no dia 25 de janeiro do ano que vem.

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