terça-feira, 6 de julho de 2010

Tom Clancy's Ghost Recon: Future Soldier


Modo cooperativo e clima stealth trazem um merecido upgrade para a franquia

Embora Futures Soldier certamente compartilhe boa parte da sua experiência com o eterno Ghost Recon: Advanced Warfighter, a Ubisoft parece particularmente empenhada em criar algo além de uma sequência caça-níqueis. Prova disso foi a recente demonstração que ocupou a apresentação dasofthouse durante a mais recente edição da E3 (Electronic Entertainment Expo).
Para conferir identidade a Future Soldier a trama (razoavelmente) inédita, uma  série de bugigangas tecnológicas futuristas e, sobretudo, o novo foco cooperativo para até quatro jogadores simultâneos.
Por fim, a esperança parece mesmo ser a de elevar a série a um novo patamar de qualidade — sem perder pelo caminho o que sempre marcou a franquia, mas também sem fechar os olhos para as novas tendências lançadas pelos jogos de tiro mais recentes. Vamos aos detalhes.
Em um futuro não muito distante
Conforme você já deve ter lido em prévias anteriores aqui do Baixaki Jogos, Ghost Recon: Future Soldier se passa aproximadamente 15 anos no futuro. Naturalmente, a ideia não é mostrar os desdobramentos das tramas anteriores, mas sim lançar mão de uma ampla variedade de tecnologias ficcionais — algumas delas nem tão fictícias assim, é claro.
Entre os novos gadgets, um recurso que parece ser o principal bloco de construção dos Ghost em 2025: a camuflagem óptica. Conforme você já deve ter deduzido, o equipamento pode tornar um soldado quase completamente invisível, mesmo para os guardas mais atentos. Além dos benefícios óbvios, a nova adição acaba conferindo uma orientação mais stealth para uma franquia notória pelos seus tiroteios de nível épico.
Aproxime-se... Agora!
Impossível não perceber em Future Soldier um quê de Metal Gear ou Splinter Cell. Você vai se aproximar, lenta e sistematicamente, do seu alvo. Graças à camuflagem óptica, ele não vai perceber a aproximação a menos que você faça barulho.
Uma vez que se esteja suficientemente perto do alvo, basta disparar o clássico ataque stealth. Elegante e tremendamente funcional. De fato, algo verdadeiramente discrepante do estilo anteriormente adotado pela franquia — no qual você permanecia oculto até que o primeiro tiro fosse disparado, o que desencadeava instantaneamente um inferno de gritos, tiros e explosões.










Mas a sintonia fina da Ubisoft não parece se limitar ao estilo de aproximação do personagem. Future Soldier traz também um novo sistema de cobertura; muito mais realista e consideravelmente mais funcional. Embora a maior parte da movimentação ocorra em terceira pessoa, uma vez que se mire em alguma coisa, surge a perspectiva em primeira pessoa. Além de conferir mais precisão, o recurso ainda responde à pergunta: como um Ghost pode mirar e correr ao mesmo tempo?!?
Há ainda uma espécie de efeito colateral da reformulação do modo cooperativo de GR: as ordens que você pode passar para os seus companheiros ficaram bem mais limitadas. Afinal, a ideia é que cada um deles seja controlado por um personagem de carne e osso, certo? Isso significa que os comandos não devem sair do básico: “atacar”, “reagrupar”, etc. Nada mais natural, diga-se de passagem.
Ghost Recon: Future Soldier tem lançamento previsto para março de 2011. Aguarde novidades.


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