terça-feira, 6 de julho de 2010

Castlevania: Lords of Shadow


Conheça o poderoso e vingativo Gabriel Belmont

Quando um colosso das proporções da franquia Castlevania se rende à fórmula forjada por pioneiros como Devil May Cry e God of War, fica claro que se tem uma nova escola de jogos de pancadaria. Não que Lords os Shadow, empreitada da Mercury Steam supervisionada pela Kojima Productions, seja realmente uma cópia. Mas que o jogo transpira GoW e afins, isso transpira.
Img_original
Para quem andava meio desatualizado, aí vai um breve resumo sobre o status atual da produção da Konami. Em primeiro lugar, a ideia de fazer um remake do primeiro Castlevania lançado para Nintendinho foi definitivamente abandonada. Agora Castlevania: Lords of Shadow será um típicohack ‘n’ slash em 3D, com câmera de jogo fixa — para “pegar todas as cenas do melhor ângulo possível”, segundo a desenvolvedora —, mini games contextuais e diversos combos.
Mas a última edição da E3 (Electronic Entertainment Expo) permitiu que se apurassem mais algumas características do retorno triunfal de Castlevania. Em particular, as novas habilidades de combate do mais recente membro do clã Belmont, o ressentido Gabriel.
As armas de Gabriel Belmont
Img_original
Além do tradicional chicote, Gabriel lança mão de outras armas eventuais para levar a cabo sua vingança contra as forças das trevas.  Você vai poder catar qualquer coisa deixada por um inimigo caído, como uma adaga — não muito efetiva contra inimigos maiores, mas bastante útil contra aquele tipinho genérico que surge aos montes.

Mas, além das armas propriamente ditas, também será possível agarrar o próprio inimigo para arremessá-lo ao chão em uma lustrosa animação. Basta pressionar o gatilho direito, esperar que alguns círculos carreguem em volta do personagem, e disparar o movimento. Bem, seja lá a forma que você decida utilizar para despachar um adversário, uma vez que ele esteja no chão, Gabriel ganhará pontos para gastar em novos ataques e habilidades adicionais.
Um quê de God of War
Embora a Mercury Steam relute em reconhecer, Lords of Shadow de fato utiliza uma matriz de combates bastante parecida com o que qualquer fã de God of War conhece há vários anos. A mesma jogabilidade simples e intuitiva, embora com algumas diferenças. Basicamente, você terá dois botões de ataque, forte e fraco, com diversas combinações possíveis — gerando uma série de combos, inclusive aéreos.
Também existem diversas manobras de defesa e evasão. Segurar o botão de bloqueio e direcionar Gabriel fará com que ele role, evitando o ataque. Entretanto, caso você tenha o timingapropriado, o negócio é pressionar o bloqueio no exato momento do ataque: isso vai disparar um oportuno contra-ataque.
Caso a coisa acabe ficando realmente feia, basta sair à cata de uma das estátuas que recarregam parcialmente a barra de saúde do protagonista — embora elas sejam particularmente raras na demonstração revelada durante a E3. Por fim, a câmera constantemente afixada em uma parte específica do cenário revela uma orientação cinematográfica também bastante familiar. Tanto GoW quanto Dante’s Inferno já fizeram uso desse recurso.
Cuidado com o cão demoníaco!
A demonstração da E3 também trouxe um imenso cão infernal, egresso ilustre da mitologia nórdica — são os chamados “wargs”. A besta surge mandando tudo pelos ares em um pequeno vilarejo, e a resistência dos aldeões parece completamente incapaz de segurá-la. Afinal, eles não têm um chicote... Mas você sim!
Entretanto, nada de utilizar os mesmos ataques simples e diretos que valiam para os inimigos maiores. A criatura só vai ao chão depois de uma série de combos e evasivas — alguns ataques são completamente indefensáveis. Bem, isso e — o que não poderia faltar — alguns mini games de contexto.
Img_original

A demonstração também serviu para se ter uma ideia do nível de detalhamento gráfico que deve acompanhar a versão terminada do novo Castlevania. Quer dizer, caso a narrativa de Sir Patrick Stewart — sim, ele é oficialmente um cavaleiro — não seja suficiente para convencê-lo, os efeitos de chuva e as animações faciais talvez o façam, certo? De fato, LoS está bem bonito.
Castlevania: Lords of Shadow tem lançamento previsto para o terceiro trimestre deste ano. Aguarde novidades aqui no Phenix Games. See ya!


Nenhum comentário:

Postar um comentário