Quando UEFA Euro 2008 chegou aos video games, dois anos atrás, ficou claro que se tratava de uma versão muito incrementada da franquia FIFA, haja vista as inúmeras melhorias na mecânica de jogo que hoje já são inerentes à série.
Agora, FIFA World Cup 2010 South Africa segue o mesmo caminho. Mais uma vez a EA justifica o lançamento de uma versão especial da série de simuladores futebolísticos com um jogo realmente envolvente e incrivelmente superior ao seu antecessor.
Melhorias significativas na movimentação dos jogadores, gráficos aprimorados, novos elementos de jogabilidade e uma atmosfera particular transformam FIFA World Cup no melhor título do gênero e padrão a ser seguido pelos seus sucessores. Estamos falando de um salto qualitativo na série FIFA e não de um simples souvenir da Copa.
Aprovado
Ritmo de jogo
2010 FIFA World Cup South Africa está mais parecido com Pro Evolution Soccer do que qualquer outra edição da franquia FIFA. A ênfase está na velocidade — o que não significa dizer que o jogo deixa ser realista — e troca de passes rápidos.
Tudo isso faz com que FIFA World Cup ganhe a capacidade de reunir vários jogadores na frente da televisão para partidas tensas e grandes explosões de comemoração quando a bola estufa a rede - característica até então exclusiva da série PES, que no seu auge reinava absoluta nas disputas entre amigos.
Mas o melhor de tudo é que esses elementos estão muito bem balanceados, assim, o ritmo acelerado de jogo se aplica perfeitamente aos rápidos contra-ataques ou aos rompantes criativos próprios de craques como Messi e companhia.
Todavia as jogadas bem trabalhadas, com troca de passes inteligente e infiltrações na defensiva adversária ainda compõem um elemento tático primordial — algo que sempre diferenciou as duas linhas, FIFA e PES.
Entortando a zaga
A movimentação dos jogadores e o comportamento da bola estão ainda melhores. Se FIFA 10 oferecia a jogabilidade mais fluida de todos os outros títulos de futebol, tudo é colocado em perspectiva quando você começa a jogar World Cup 2010.
A movimentação está muito mais refinada, os jogadores podem girar, correr, virar trombar, tropeçar, cair e levantar sem ficar de fora do lance. O aclamado drible e rotação a 360º também retornam revisados, assim como passes precisos, dribles perfeitos e cortes humilhantes são uma realidade, basta apontar e executar.
Com o jogador certo, ou seja, com o verdadeiro craque você realiza dribles desconcertantes e explora aquela brecha mínima entre os zagueiros com uma jogada de efeito. Adicionadas ainda as revisões das engines de efeitos físicos que separam os movimentos dos jogadores e da bola, deixando a ação mais dinâmica e realista.
Jabulani
Por se tratar de um especial da Copa do Mundo, o título não conta com nenhum clube. Em contrapartida oferece todas as 199 seleções nacionais que participaram das eliminatórias e finais da Copa do Mundo da África. Além disso, como era de se esperar World Cup só traz uma competição, a própria Copa do Mundo.
Todavia os jogadores podem encarar o desafio de várias formas diferentes: online, offline, Captain Your Country e Story of Qualifying. Esta variedade confere uma sobrevida ao título, que poderia muito bem cair no esquecimento depois do final da Copa do Mundo.
Captain Your Country é uma espécie de Be a Pro, no qual você assume o papel de um atleta e deve levá-lo do time B até o elenco titular que disputa a Copa do Mundo. Para tanto você terá que disputar vários amistosos, somando pontos e eventualmente avançado até o posto de capitão do time.
Story of Qualifying recria momentos-chave das eliminatórias permitindo que você reescreva a história. Assim você pode tentar impedir o infame gol de mão de Thierry Henry contra a Irlanda que classificou a França para a Copa.
O mesmo sistema será aplicado em Coca-Cola Zero Story Of The Finals, entretanto o cenário será atualizado 24h após os jogos reais da Copa. Assim os eventos que você vivenciará no jogo serão baseados nas partidas realizadas no dia anterior.
Na marca da cal
O sistema de cobrança de pênaltis — algo decisivo nas partidas da Copa do Mundo — está incrível e leva em consideração fatores realísticos, como pressão da torcida, qualidade do adversário, importância da partida e assim por diante.
Essas variáveis afetam diretamente uma nova barra de potência e precisão do chute, tornando as cobranças ainda mais emocionantes. Esta barra também determina a precisão e a força do chute — outra novidade é a possibilidade de executar a controversa “paradinha” e outras “firulas” durante a cobrança.
Reprovado
Bonito, mas nem tanto
Os gráficos do jogo estão ainda melhores do que os da última versão de FIFA, no entanto o jogo decepciona um pouco na modelagem de alguns atletas. Os jogadores e treinadores mais famosos são recriados com detalhes minuciosos, porém o “segundo” escalão do futebol mundial acaba ficando de lado.
Outro ponto negativo no quesito gráfico é a presença de pequenos bugs de iluminação durante a apresentação dos replays e animações fora de jogo. Em suma, nada que comprometa a jogabilidade, mesmo assim fica aqui a ressalva.
Cadencia mais o jogo!
A mudança de ritmo é muito bem-vinda e adiciona mais emoção ao jogo — parece que os desenvolvedores encontraram um equilíbrio ideal. Entretanto se a EA Sports continuar forçando esta barreira a linha FIFA pode perder seu grande diferencial e incorrerá na mesma anarquia arcade de Pro Evolution Soccer.
Vale a Pena?
Das eliminatórias até a grande final, FIFA World Cup oferece uma experiência singular que vai agradar a todos os fãs de futebol e de video games. Todas as seleções nacionais que participaram da competição estão disponíveis, e atletas como Messi, Ronaldinho Gaúcho e Cristiano Ronaldo figuram entre os vários jogadores recriados com detalhes.
Muito podem sugerir que se trata apenas de uma “atualização” da franquia, mas 2010 FIFA World Cup é muito mais do que isso. Embora os avanços gráficos não sejam tão notáveis (e de fato não são), a jogabilidade avança significativamente e apresenta uma fluidez sem precedentes.
A série FIFA se reinventa a cada edição e desta vez não é diferente. As melhorias apresentadas em 2010 FIFA World Cup apenas aguçam a imaginação dos fãs, que passam a imaginar o que está por vir em FIFA 2011 .
Eu recomendo comprar , vale MUITO à pena o jogo,eu joguei ele,e é um dos melhores(se não for o melhor) jogo de futebol já lançado .
Fala Léo aqui é o Allan beleza to gostando de ver,é assim que eu comecei pode ter certeza que teu blog vai crescer muito,abraço.
ResponderExcluir